A dosagem de produtos químicos utilizando uma bomba dosadora é de extrema importância em várias indústrias e aplicações por diversas razões.
Além de serem vitais em aplicações onde a precisão é fundamental para o desempenho e a qualidade do produto final, a dosagem controlada otimiza o uso de produtos químicos, evitando desperdícios e reduzindo custos operacionais, sendo essencial para cumprir normas regulatórias e padrões ambientais.
Em casos onde se lida com líquidos corrosivos, viscosos ou sensíveis, as bombas dosadoras, especialmente aquelas com acionamento eletromagnético, minimizam o contato direto do líquido com componentes da bomba, garantindo a integridade do fluido.
Sem contar que a dosagem precisa evita a contaminação cruzada entre diferentes produtos químicos, garantindo a pureza e a eficácia dos materiais utilizados no processo.
A escolha entre um dos modelos de bombas dosadoras dependerá das características específicas do fluido a ser dosado, das necessidades do processo e dos requisitos de controle da dosagem, com cada tipo de bomba apresentando vantagens específicas em diferentes cenários de aplicação.
Fornece dosagem precisa e consistente, além de um controle preciso do volume de dosagem, adequada para uma ampla gama de fluidos químico.
Dosagem ajustável eletronicamente, ideal para líquidos corrosivos ou sensíveis, minimizando o contato direto com materiais da cabeça da bomba.
Oferece precisão no volume de dosagem e adaptação a diversas aplicações químicas, proporcionando uma solução versátil, robusta e eficaz.
Bomba dosadora de deslocamento positivo, composta de motor redutor, base de fixação e sistema independente de 1 a 4 cabeçotes.
Com diafragmas e válvulas constituídas em materiais anticorrosivos, compatíveis com as mais variadas aplicações e previamente escolhidas para cada processo industrial.
Conta com um sistema mecânico reforçado, ideal para altas dosagens.
Pressão de até 5 bar com vazão de 15 a 5000 litros/hora (por cabeçote) de acordo com o modelo.
Bomba dosadora com acionamento eletromagnético (solenoide), a faixa de vazão varia de 0,02 l/h a 140 l/h com pressões de 1 a 20 bar.
Sua alimentação é elétrica monofásica de 220 volts. O fluxo é regulável, podendo ser regulado manualmente pelo inversor de frequências ou através de sinal analógico de 4 a 20 mA.
Disponível em modelos digitais, com a possibilidade de adicionar sensores de pH.
A manutenção de bombas dosadoras pode variar dependendo do tipo e das condições específicas de operação, mas inspeções periódicas podem identificar a necessidade de limpeza de resíduos, principalmente em ambientes onde há acúmulo de substâncias químicas ou sólidos. Recalibrar a bomba dosadora garante que esteja dosando a quantidade correta de produto químico e substituir peças desgastadas, como diafragmas, pistões, vedações e válvulas, evita vazamentos e assegura um funcionamento adequado.
Entre em contato com a Master Pump e conte com nossa equipe de especialistas para te fornecer total suporte à análise de performance e manutenção de bombas dosadoras.
A Master Pump há mais de 25 anos se dedica à fabricação, venda e manutenção de bombas e equipamentos para transferência de líquidos e controle de processos. Confiança, Qualidade e a Melhor Solução Técnica, sempre!